
- JOGOS DE BOLAS E NOMES
- QUEM SOU EU
Uma boa dinãmica para a primeira aula é o jogo "Quem sou eu". Para preparar é fácil e você vai conseguir com que todos aprendam os nomes uns dos outros e será uma ótima oportunidade para você também aprender.
Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas ou qualquer outro objeto. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos + 1, que você usará.
Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga:
- Eu sou Fulano e sou um (a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.
Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você:
- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.
Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:
- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.
Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou... um (a)...
Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles,o que é desejpável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.
- MINHA BANDEIRA PESSOAL
Objetivos:
- Proporcionar momentos de autoconhecimento e de percepção do outro;
- Ressaltar a importância do poder do imáginário na vida das pessoas.
1. O que você mais valoriza na vida?
2. Cite três coisas ou atividades em que você se considera bom:
3. O que gostaria de melhorar em si mesmo (a)?
4. Se você fosse um animal, qual seria? Justifique.
5. O que as outras pessoas dizem mais admirar em você?
6. Qual é o seu principal sonho ou aspiração?
* Em círculo. Socializar. Essa atividade serve também para avaliar inicialmente a escrita dos alunos e ajudar a traçar o perfil da turma.
- DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO
1. Cada um dirá o próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial do seu nome. Exemplo: Roberto Risonho.
2. O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e o seu apresenta acrescentando um adjetivo para o seu nome e assim sucessivamente.
Objetivo: Proporcionar conhecimento mútuo, a memorização dos nomes e a integração grupal.
Atividades interessantes. Parabéns!
Parabéns, por ter esse perfil de educadora, concordo com você, pois nós educadores podemos e devemos fazer não só o melhor mas também a diferença na história da educação! Suas atividades são excelentes simples e interessantes.
Gostei da dinâmica de apresentação com o adjetivo,ainda acrescentei desenhar a característica do colega ao lado,ao final da dinâmica, para exercitar a memória e criatividade. Gostaria de pedir para melhorar o fundo do blog, pois confunde as letras. Um abraço!
boa tarde Alana, estava precisando dessas dinâmicas adorei continue colocando mais. Obrigada.vou mandar meu email e blog. nalvas1@hotmail.com ou marygata.souza56@gmail
Parabéns por esse perfil de Educadora, concordo, pois nós educadores temos que fazer a diferença na história da educação! Francilene Monteiro. Maranguape/ce
Muito legal!
Postar um comentário