Quem sou eu

Minha foto
Alana Bransford Chaussê
Professora de Língua Portuguesa. Sou educadora desde o ano de 2002. Gosto muito do que faço, apesar de todos os obstáculos e dificuldades que encontro no meio do caminho. Tenho o compromisso de garantir uma educação de qualidade. Para mim, educar para cidadania é de fundamental importância. É necessário ensinar as nossas crianças e jovens não só a ler e escrever, mas a olhar o mundo a partir de novas perspectivas. Ensinar a ouvir, falar e escutar, despertar os educandos para a consciência dos direitos e deveres, a desenvolver atitudes de solidariedade, a aprender dizer 'NÃO' ao individualismo e 'SIM' à paz.
Ver meu perfil completo

Páginas

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Sugestão de atividades



Esse é um texto para reflexão e serve como mensagem para início de ano letivo.

  • Fábula da Convivência

Durante uma era glacial, muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil.

Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, e juntar-se mais e mais.

Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro.

E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se enfrentando por mais tempo aquele forte inverno.

Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, e afastaram-se feridos, magoados, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus companheiros.

Doíam muito...

Mas, essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados, os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver, resistindo à longa era glacial.

Sobreviveram...


Que possamos nos aproximar uns dos outros com amor e serenidade de tal forma que nossos espinhos não firam as pessoas que estão próximas a nós tanto na escola, na igreja, em casa ou na rua.

  • LÍNGUA E DIVERSIDADE CULTURAL

§ Fazer um levantamento de dados para saber o local da família da cada aluno, e onde cada um nasceu;

§ Fazer na lousa, um quadro para os alunos visualizarem as diferenças relacionadas à origem da cada um;

§ Comparar os resultados e analisar como é composta a classe:

- Quantos têm origem local?

- Quantos têm origem em outras cidades, estados ou países?


Reflexão e discussão:

§ Ser originário desse ou de outro local faz com que existam, entre vocês (alunos), diferenças nos hábitos alimentares, na forma de vestir, no modo de falar, no gosto musical, na comemoração de algumas datas ou na prática religiosa?


Objetivos:

§ Conhecer o grupo de alunos tanto para estabelecer vínculos como para realizar um diagnóstico prévio;

§ Levar os alunos a um processo de conhecimento mútuo;

§ Integrar e sintetizar informações a respeito da origem de cada aluno para melhor adequar os projetos às condições particulares de cada classe;

§ Explorar o conhecimento prévio do aluno;

§ Discutir pontos de vista, posicionando-se diante da questão e dos colegas.

  • PRODUÇÃO TEXTUAL

    Texto para reflexão

    A ESCOLA É...
    (Paulo Freire)

    Escola é...
    ... o lugar onde se faz amigos.
    Não se trata só de prédios, quadros, programas, horários, conceitos...
    Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, gente que estuda, se alegra, se conhece, se estima.
    O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, cada funcionário é gente.
    E a escola será cada vez melhor, na medida em que cada ser se comporta como colega, como amigo, como irmão.
    Nada de “ilha” cercada de gente por todos os lados.
    Nada de conviver com pessoas e depois, descobrir que não tem amizade a ninguém.
    Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
    Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade, é conviver, é se amarrar nela.
    Ora, é lógico...
    Numa escola assim vai ser fácil estudar, crescer, fazer amigos, educar-se, SER FELIZ.


    AGORA É SUA VEZ!

    Para você o que é uma escola e como ela deve ser? Como devem ser e se comportar os profissionais que nela trabalham e também os alunos? Escreva em forma de verso ou prosa.

0 comentários:

Postar um comentário