Quem sou eu

Minha foto
Alana Bransford Chaussê
Professora de Língua Portuguesa. Sou educadora desde o ano de 2002. Gosto muito do que faço, apesar de todos os obstáculos e dificuldades que encontro no meio do caminho. Tenho o compromisso de garantir uma educação de qualidade. Para mim, educar para cidadania é de fundamental importância. É necessário ensinar as nossas crianças e jovens não só a ler e escrever, mas a olhar o mundo a partir de novas perspectivas. Ensinar a ouvir, falar e escutar, despertar os educandos para a consciência dos direitos e deveres, a desenvolver atitudes de solidariedade, a aprender dizer 'NÃO' ao individualismo e 'SIM' à paz.
Ver meu perfil completo

Páginas

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

2009 - ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

A 62ª Assembléia da Onu proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. Esta grande celebração é resultante de uma articulação global que pretende destacar as contribuições desta ciência para o conhecimento humano.

135 países estão prontos para iniciar o Ano Internacional da Astronomia 2009. No Brasil, mais de 2 mil cientistas, astrônomos amadores e educadores, com forte apoio governamental, estarão oferecendo programas gratuitos para o público ao longo de todo o ano, em todos os estados. Além de ser o maior evento de divulgação científica já realizado no país e no planeta. O evento de abertura internacional será realizado em Paris 15-16 de Janeiro. Cerimônias de abertura estarão acontecendo em 50 cidades brasileiras, em torno da última semana de Janeiro.


Comemoram-se 400 anos das descobertas de Galileu, ele não só construiu uma luneta e olhou para o céu, mas iniciou um novo trabalho na Física. Galilieu deixou um legado à humanidade. Hoje em dia, existe uma grande curiosidade por este tema, porém, aqui no Brasil, no Ensino Fundamental e Médio, a Astronomia é um assunto que foi deixado um pouco de lado no currículo escolar.
No entanto, em função do Ano Internacional da Astronomia, diversas instituições do mundo inteiro e do Brasil têm trabalhado para que um grande número de pessoas tenha acesso à observação no telescópio. No Canadá foi estabelecida uma meta de que no mínimo um milhão de pessoas observe o céu pelo telescópio. È algo bastante simples, mas muito positivo. Esta meta também se estende aqui para o Brasil. A idéia é colocar telescópios em praças, escolas, instituições em geral, ef azer com que o povo observe o céu e tenha mais intimidade com o cosmos.
NÃO DEIXE SUA ESCOLA FORA DESSA!

É UM DESAFIO!

O desafio é sua escola integrar-se às atividades que serão realizadas: observações públicas, visitas e planetários, debates, palestras, entre outras. A programação nacional pode ser acompanhada no site http://www.astronomia2009.org.br/.

No Brasil: há os astrônomos profissionais no setor acadêmico, dentro das universidades, onde são promovidas observações. Os telescópios são levados até o pátio, favorecendo o acesso e levando este tipo de informação para as pessoas.

Em São Paulo: na Avenida Paulista, foram colocados inúmeros telescópios para provocar esta interação com as pessoas no ato de observar o céu.

No Rio de Janeiro: existem planetários que promovem muito a visitação.

Em Porto Alegre: há um Planetário que chega a receber centemas de alunos numa única manhã, divulgando assim a Astronomia.

0 comentários:

Postar um comentário