Quem sou eu

Minha foto
Alana Bransford Chaussê
Professora de Língua Portuguesa. Sou educadora desde o ano de 2002. Gosto muito do que faço, apesar de todos os obstáculos e dificuldades que encontro no meio do caminho. Tenho o compromisso de garantir uma educação de qualidade. Para mim, educar para cidadania é de fundamental importância. É necessário ensinar as nossas crianças e jovens não só a ler e escrever, mas a olhar o mundo a partir de novas perspectivas. Ensinar a ouvir, falar e escutar, despertar os educandos para a consciência dos direitos e deveres, a desenvolver atitudes de solidariedade, a aprender dizer 'NÃO' ao individualismo e 'SIM' à paz.
Ver meu perfil completo

Páginas

segunda-feira, setembro 13, 2010

Lembranças de uma escrita

Quero compartilhar com vocês (que acessam e acompanham meu blog) uma atividade que fiz há algum tempo (ainda estou cursando Letras Vernáculas na Uesc), da disciplina: PRÁTICAS EDUCATIVAS: Oficina de Leitura e Produção Textual. É um texto a respeito das minhas lembranças com o ato de escrever.

Lembranças de uma escrita

Aprendi a ler e escrever na escola, juntando as sílabas e formando palavras. Sou a filha mais nova, de três. Minhas irmãs estudaram o Fundamental em escola particular e sempre tinham livros para ler. Fui crescendo vendo minhas irmãs lerem muito. Isso foi um estímulo à minha leitura e escrita. Sempre fui sonhadora e tinha muita imaginação (ainda tenho), por isso, na época da escola era boa aluna na disciplina de Língua Portuguesa e gostava muito de escrever. Era muito tímida e escrever era uma maneira de colocar para fora tudo que pensava (se isso fosse possível). Assim, não tinha dificuldade com as palavras, sabia jogar com elas, por isso, tenho boas lembranças do meu contato com a escrita. E por ser boa aluna, produzir bons textos era muito estimulada pelas professoras. Lembro da professora Marlene quando eu cursava a 7ª série do Fundamental no Colégio Estadual de Itabuna, que proporcionou bons momentos de escrita, com paródias de poemas, como “E agora, José”, de músicas e uma atividade com o romance que cada aluno gostava (reescrita e resumo de alguns capítulos e partes do romance, do título e capa do livro, etc), o meu livro foi “Deus me livre”, de Luiz Puntel, tenho guardado até hoje e sempre pego o meu trabalho para reler as palavras da professora: caro aluno, nesse momento, convido você a mergulhar no livro que leu, registrando, colando, redigindo, escrevendo sobre a história e criando através das suas emoções e do seu parecer pessoal e único. Vamos lá? . Com isso, a professora me mostrou que eu era capaz de expor minhas idéias. Depois disso, realmente tive ânimo para ler mais livros e assim produzir os meus próprios textos.

0 comentários:

Postar um comentário