Quem sou eu

Minha foto
Alana Bransford Chaussê
Professora de Língua Portuguesa. Sou educadora desde o ano de 2002. Gosto muito do que faço, apesar de todos os obstáculos e dificuldades que encontro no meio do caminho. Tenho o compromisso de garantir uma educação de qualidade. Para mim, educar para cidadania é de fundamental importância. É necessário ensinar as nossas crianças e jovens não só a ler e escrever, mas a olhar o mundo a partir de novas perspectivas. Ensinar a ouvir, falar e escutar, despertar os educandos para a consciência dos direitos e deveres, a desenvolver atitudes de solidariedade, a aprender dizer 'NÃO' ao individualismo e 'SIM' à paz.
Ver meu perfil completo

Páginas

segunda-feira, setembro 13, 2010

Aconteceu: VIII encontro do PROLER e I Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura do Sul da Bahia


Aconteceu nos dias 08, 09 e 10 de setembro, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o VIII encontro do PROLER e I fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura do Sul da Bahia, sempre a partir das 8:00h. Eu participei e considero enriquecedor tudo o que ouvi e vi. Houve Oficinas e Mini-cursos no período da tarde. Muito bom. Participei da oficina: Teatralização do texto literário para o público infantil e do mini-curso: Leitura em sala de aula:linhas e entrelinhas (maravilhoso), com a profª Drª Maria D'Ajuda Aloma Ribeiro. (não tenho palavras para descrevê-la, foi ótima). Nesse encontro foi abordada a temática LEITURA: LETRAMENTOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS CIDADÃS. Foram três dias intensivos de estudos, discussões e propostas de ações mobilizadoras de incentivo à leitura. Depois eu coloco as fotos.

Precisamos de mais momentos como esse. Pois, a formação do leitor passa pela formação do professor também. Será que "nós" educadores temos condições para sermos sujeitos das leituras que fazemos, para podermos fundamentar nossas práticas pedagógicas? É preciso que o professor seja um bom leitor e assim ele terá chance de ser um bom educador. É imprescindível que goste de ler e pratique a leitura. Como ensinar e/ou incentivar algo que não se pratica? As bibliotecas das nossas cidades e escolas tem algum projeto de incentivo à leitura? E os bibliotecários têm essa consciência? E as políticas públicas de incentivo à leitura estão sendo implantadas como deveriam? São reflexões pertinentes, que temos que nos perguntar a todo instante. E como diz Geraldo Vandré:"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

0 comentários:

Postar um comentário