Aconteceu nos dias 08, 09 e 10 de setembro, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o VIII encontro do PROLER e I fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura do Sul da Bahia, sempre a partir das 8:00h. Eu participei e considero enriquecedor tudo o que ouvi e vi. Houve Oficinas e Mini-cursos no período da tarde. Muito bom. Participei da oficina: Teatralização do texto literário para o público infantil e do mini-curso: Leitura em sala de aula:linhas e entrelinhas (maravilhoso), com a profª Drª Maria D'Ajuda Aloma Ribeiro. (não tenho palavras para descrevê-la, foi ótima). Nesse encontro foi abordada a temática LEITURA: LETRAMENTOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS CIDADÃS. Foram três dias intensivos de estudos, discussões e propostas de ações mobilizadoras de incentivo à leitura. Depois eu coloco as fotos.
Precisamos de mais momentos como esse. Pois, a formação do leitor passa pela formação do professor também. Será que "nós" educadores temos condições para sermos sujeitos das leituras que fazemos, para podermos fundamentar nossas práticas pedagógicas? É preciso que o professor seja um bom leitor e assim ele terá chance de ser um bom educador. É imprescindível que goste de ler e pratique a leitura. Como ensinar e/ou incentivar algo que não se pratica? As bibliotecas das nossas cidades e escolas tem algum projeto de incentivo à leitura? E os bibliotecários têm essa consciência? E as políticas públicas de incentivo à leitura estão sendo implantadas como deveriam? São reflexões pertinentes, que temos que nos perguntar a todo instante. E como diz Geraldo Vandré:"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".
Precisamos de mais momentos como esse. Pois, a formação do leitor passa pela formação do professor também. Será que "nós" educadores temos condições para sermos sujeitos das leituras que fazemos, para podermos fundamentar nossas práticas pedagógicas? É preciso que o professor seja um bom leitor e assim ele terá chance de ser um bom educador. É imprescindível que goste de ler e pratique a leitura. Como ensinar e/ou incentivar algo que não se pratica? As bibliotecas das nossas cidades e escolas tem algum projeto de incentivo à leitura? E os bibliotecários têm essa consciência? E as políticas públicas de incentivo à leitura estão sendo implantadas como deveriam? São reflexões pertinentes, que temos que nos perguntar a todo instante. E como diz Geraldo Vandré:"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".
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