Quem sou eu

Minha foto
Alana Bransford Chaussê
Professora de Língua Portuguesa. Sou educadora desde o ano de 2002. Gosto muito do que faço, apesar de todos os obstáculos e dificuldades que encontro no meio do caminho. Tenho o compromisso de garantir uma educação de qualidade. Para mim, educar para cidadania é de fundamental importância. É necessário ensinar as nossas crianças e jovens não só a ler e escrever, mas a olhar o mundo a partir de novas perspectivas. Ensinar a ouvir, falar e escutar, despertar os educandos para a consciência dos direitos e deveres, a desenvolver atitudes de solidariedade, a aprender dizer 'NÃO' ao individualismo e 'SIM' à paz.
Ver meu perfil completo

Páginas

domingo, julho 19, 2009

VII Encontro Pedagógico - Rede Municipal de Educação de Itabuna - 16 e 17 de julho

Eu gostei do tema desse encontro: Valorizar o "EU" para construir o "NÒS". Amei o palestrante, o prof. doutor Roberto Belotti, do Paraná, que foi convidado a proferir a conferência de abertura do Encontro. Realmente foi uma surpresa a nós educadores de Itabuna e um excelente presente ouvir palavras tão motivadoras como a do professor Roberto. Precisamos de mais momentos como esse. Só fico triste porque não ficamos sabendo antes dessa presença ilustre, pois não levei e acredito que ninguém levou uma camêra ou algo parecido para gravar. Mas está gravado na memória...

VII ENCONTRO PEDAGÓGICO
REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - ITABUNA-BAHIA
16 E 17 DE JULHO DE 2009

O ato de educar está relacionado ao desenvolvimento integral e harmônico das faculdades humanas e historicamente nós educadores somos os facilitadores desse processo. No entanto, com as mudanças que vem ocorrendo no âmbito familiar, econômico e social, a responsabilidade da escola foi forçadamente ampliada e a nós profesores foi designado o duplo papel de educar. Para agravar mais ainda esse quadro, há inúmeras situações que se somam: desvalorização do profissional docente, condições desfavoráveis de trabalho, carga horária extensa, ausência do apoio da família e mudanças no comportamentos dos educandos. As consequências desse contexto é claramente evidenciado quando se constata a quantidade de profissionais docentes que estão impossibilitados de exercer suas funções pedagógicas. "Compreendendo que o ato de se construir e ser construído pelo outro é a própria educação", a Secretaria de Educação de Itabuna proporcionou através desse encontro, momentos de vivências, reflexões, autoconhecimento, motivação e bem eestar a nós educadores da Escola Grapiúna.

"PROFESSORES MOTIVADOS, RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS"
Prof. Doutor Roberto Belotti

Foi uma excelente abordagem sobre o tema. Precisamos de mais momentos como esse. Não só uma vez no ano. Mas constantemente.

O professor Roberto Belotti, abordou os resultados que podem ser obtidos no processo de ensino e aprendizagem a partir da motivação do professor.
Ele lembrou alguns fatores que podem contribuir para a motivação do professor: “respeitar seus limites, aceitar-se e se gostar”
“O professor deve ter consciência do que representa o trabalho que ele realiza para ele, para a escola, para seus alunos e a sociedade. A partir do momento que o professor conseguir enxergar isso eu digo que ele encontra o sentido naquilo que ele faz”, disse Belotti.
Segue abaixo mais algumas falas do professor:

"Ninguém pode se encantar com alguém, se não está encantdo consigo mesmo."

"Cuide de sua autoestima... Pense grande..."

"Ninguém é responsável pelo nosso sucesso, a não ser nós mesmos."

"Mantenha-se sempre automotivado."

"Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegia. Quando o trabalho é dever, a vida é uma escravidão."

"O segredo da motivação não é fazer apenas o que gosta, mas gostar do que tem que fazer."

"Não existe castigo mais terrível do que o trabalho inútil e monótono."

0 comentários:

Postar um comentário