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Alana Bransford Chaussê
Professora de Língua Portuguesa. Sou educadora desde o ano de 2002. Gosto muito do que faço, apesar de todos os obstáculos e dificuldades que encontro no meio do caminho. Tenho o compromisso de garantir uma educação de qualidade. Para mim, educar para cidadania é de fundamental importância. É necessário ensinar as nossas crianças e jovens não só a ler e escrever, mas a olhar o mundo a partir de novas perspectivas. Ensinar a ouvir, falar e escutar, despertar os educandos para a consciência dos direitos e deveres, a desenvolver atitudes de solidariedade, a aprender dizer 'NÃO' ao individualismo e 'SIM' à paz.
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segunda-feira, abril 20, 2009

PROPOSTA DE PROJETO DE TRABALHO - A ARTE INDÍGENA DE VIVER


TEMA: A ARTE INDÍGENA DE VIVER

JUSTIFICATIVA: Geralmente, a sociedade vê os indígenas ou de maneira preconceituosa ou de maneira idealizada. Em muitas escolas brasileiras, aprende-se que "índio que é índio mesmo, usa cocar de pena, vive nu, mora em oca e adora o sol e a lua..." Mas a realidade é que temos cerca de 200 etnias indígenas diferentes, com sua maneira de viver, de construir suas casas, com jeito próprio de cultivar suas crenças. Ser índio não se define por seu modo de vestir, modo de falar ou por outros aspectos de vida, como também, ser brasileiro não resulta do fato de se vestir roupas nacionais, alimentar-se com produtos brasileiros etc... Não se deixa de ser brasileiro por comer pizza, hot-dog, usar calça jeans ou falar inglês. Portanto, independente de cor, raça, credo, classe social, somos cidadãos e temos os direitos e deveres garantidos por lei. Diante de tais informaçoes é de suma importância incentivar nosos alunos para que se tornem defensores da preservação da cultura ameríndia e da luta pela permanência do índio em suas terras.

OBJETIVOS:
  1. Sensibilizar para a realidade:
  • que muitos índios têm um modo de viver diferente do nosso, mas que são cidadãos brasileiros e portadores de direitos e deveres como qualquer outro cidadão, portanto, merecedores do respeito de toda a sociedade;
  • que os índios estão espalhados pelo Brasil inteiro e são numerosos;
  • que os "brancos" ricos e poderosos não entendem que os índios precisam de terra grande e estão invadindo a terra dos índios, estragando a natureza;
  • que muito antes do "branco" chegar aqui,já moravam nesta terra que os portugueses chamaram de Brasil;
  • que esses povos vão acabar morrendo se ninguém assumir a defesa deles.
2. Valorizar e promover esta cultura que compõe a identidade do povo brasileiro.

ESTRATÉGIAS:
  • Leitura Dinâmica ou em grupos sobre o índio;
  • Discussão;
  • Entrevista pessoas para saber o que pensam sobre os índios e organizar um painel com o resultado das entrevistas;
  • Construir painéis;
  • Produção textual;
  • Trabalhar com músicas;
  • Realizar dinâmicas;
  • Identificar na sua região algum integrante de uma comunidade indígena e promover um encontro onde a cultura e os saberes estarão no centro do debate;
  • Organizar o ambiente (sala de aula ou a escola inteira) com músicas, artesanato, comidas típicas dos povos indígenas.
AVALIAÇÃO: Através das observações e acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no decorrer do projeto.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES


DINÂMICA:

* Corrente - resistência ou escravidão
  1. Distribuir tiras de papel e canetas e pedir para cada um escrever como o indígena é visto pela sociedade.
  2. No verso da tira, os participantes do grupo escreverão como cada um de nós, pessoalmente, percebe o indígena, seu papel, sua influência na formação do povo brasileiro.
  3. Cada participante é convidado a partilhar.
  4. Após a partilha as pessoas são chamadas a transformar as tiras em elos e, com eles, construir uma corrente.
  5. Ao final, colocar a corrente sobre o mapa das Américas.
  6. Questiona-se o grupo sobre o significado da "corrente". Que aspectos - positivos e negativos - mais se destacam? Essa é uma corrente que fortalece ou escraviza os povos indígenas?
Essa dinâmica pode ser desenvolvida após as entrevistas feitas pelos alunos.

2 comentários:

Sugestões da Tia Dry disse...

Ei amiga,adorei seu blog...beijão,

Alana Bransford Chaussê disse...

Oi amiga! Que bom que gostou. Beijos.

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