Quem sou eu

Minha foto
Alana Bransford Chaussê
Professora de Língua Portuguesa. Sou educadora desde o ano de 2002. Gosto muito do que faço, apesar de todos os obstáculos e dificuldades que encontro no meio do caminho. Tenho o compromisso de garantir uma educação de qualidade. Para mim, educar para cidadania é de fundamental importância. É necessário ensinar as nossas crianças e jovens não só a ler e escrever, mas a olhar o mundo a partir de novas perspectivas. Ensinar a ouvir, falar e escutar, despertar os educandos para a consciência dos direitos e deveres, a desenvolver atitudes de solidariedade, a aprender dizer 'NÃO' ao individualismo e 'SIM' à paz.
Ver meu perfil completo

Páginas

terça-feira, outubro 26, 2010

OBRA LITERÁRIA E NÃO-LITERÁRIA

  • O QUE DISTINGUE UMA OBRA LITERÁRIA DE UMA NÃO-LITERÁRIA?

A primeira distinção entre o literário ou não-literário é a que se refere à expressão da realidade. A obra literária é expressa de uma forma mais subjetiva, ao contrário da não-literária na qual a realidade é transmitida de maneira mais objetiva. Para a arte literária, importa a elaboração especial das palavas num texto. Por isso, há uma diferença enorme entre um texto de manual de instruções e um texto literário, entre uma notícia de jornal e uma página de romance. Ainda, há uma distinção quanto ao conteúdo; a obra literária tem caráter ficcional, fantasioso, mexe com o imaginário, a não-literária possui um aspecto objetivo, universal e não-ficcional. A linguagem literária é carregada de significado, vem da experiência pessoal, subjetiva, cheia de emoções e utiliza-se de recursos dos mais variados, como as figuras de linguagem e figuras de pensamento que assumem diferentes graus de entendimento, dão especificidade própria à obra literária.

2 comentários:

Elis Bondim disse...

Pode me explicar por que Paulo Coelho, por exemplo, não é considerado pelos críticos um autor de obras literárias? Pois pela sua explicação as obras dele seriam literárias.

Grata,
Elis.

Alana Bransford Chaussê disse...

Oi, Elis. É difícil caracterizar Paulo Coelho. Se bem que para falar com propriedade teria que ler as suas obras, o que ainda não fiz. Propriamente não gosto. Mas me chamou atenção sua pergunta o que poderei começar a fazer: ler as obras de Paulo Coelho. E ver porque os críticos não consideram suas obras literatura. Realmente é uma polêmica: Literatura X Paulo Coelho. Bem, a Literatura tem definições distintas; não lhe respondo sobre as obras de Paulo Coelho porque não as conheço, mas daqui um tempo lhe respondo. Vou lê-las para responder-lhe com propriedade. As pessoas tem um olhar diferente sobre o que considerar Literatura. Se formos pela origem da palavra: literatura vem do latim "litterae", ou seja, "arte de escrever". Então, se formos pela própria etimologia da palavra, sua própria definição se faz difícil. Na minha opinião, Literatura exige um trabalho estético com as palavras e pelo que pesquisei sobre o autor, ele procura passar mais uma mensagem, levar o leitor a buscar seu lado espiritual. Mas como disse antes, só depois de ler as obras desse autor é que posso falar-lhe com mais propriedade.

Postar um comentário